segunda-feira, 25 de junho de 2012

Boletim Informativo, (meio leigo!)

Me encontro naquela fase: Arial 12, margem direita 2,0cm, margem esquerda 3,0cm, margem superior 3,0cm, margem inferior 2,0cm...Regras, regras e regras de formatação... Ou seja, TCC! Tema: Hanseníase. Gente, quanta polêmica esta doença já causou na humanidade...!!! Pra quem não sabe esta é a famosa Lepra, de Jó da Bíblia, sabe? (alguns estudiosos ainda debatem este conceito, mas enfim...) Pois bem, ela é transmitida por uma bactéria, e acreditava-se há um longo tempo atrás que a Lepra era "superhiperultramegacontagiosa", daí surgiram os Leprosários. Quem apresentasse alguma lesão na pele (umas feridonas na verdade.), era mandado para o bendito Leprosário completamente excluído da sociedade...! E eu, por falta de informação assim como os Antigos, tinha essa ideia também: "Chegou perto, já era, morreu!" Não é assim. O contato precisa ser feito através das mucosas (alguma secreção, eca!) e um bom tempo de convivência, porém nem todas pessoas que entram em contato com a bactéria desenvolvem a doença. Logo, o pânico era desnecessário, né?

Enfim...Alguém estudou e clareou a nossa mente! A maior preocupação concernente a Hanseníase, é o fato da micobactéria responsável pela transmissão "curtir" parte do sistema nervoso, o estrago é feito aí. O infectado perde a sensibilidade e, alguns órgãos são atingidos, ou seja agride consideravelmente a Qualidade de Vida, de qualquer um. Ao pesquisar (nem precisei procurar muito!), descubro que esta tão famigerada moléstia, é tratada com nada mais nada menos que ANTIBIÓTICOS, (muito mais potentes que amoxicilina, mas antibióticos.) Resumindo é isso: O diagnóstico é feito a partir do momento que algumas manchas (de aparência duvidosa) começarem a surgir, analisa-se então a sensibilidade do indivíduo. Diagnosticou no início? Pois bem, associam-se alguns antibióticos, com um tempo certinho de administração e pronto. Os danos são irreversíveis, por isso é interessante procurar uma UBS eles realizam o teste, te encaminham ao médico, o médico te receita o remédio, e pronto. Danos maiores evitados.
ESTE É O PANFLETINHO QUE O GOVERNO DISPONIBILIZA NAS UBS'S.

2 comentários:

  1. Já vi um panfletinho parecido... e, poxa, eu tb pensava: encostou, já era! E não sabia que se tratava com antibióticos. Valeu por iluminar minha mente obscura! rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vê? A gente vai na onda sabedoria popular...! Rs...

      Excluir

Você pode comentar, se quiser =)