sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Relato Sobre As Músicas Que A Gente Ouvia no Walkman

Oi.
E aí? Beleza?
Então tá.
Sumi, né? Pois é.  Além de todas as responsabilidades, uma preguiça anormal tomou conta do meu ser, mas hoje decidi guerrear com ela! Hehehe!
Um fator importante nesta minha ausência foi a insistência de alguns pensamentos em minha mente, coisas repetitivas e chatas, é sempre preferível poupar quem quer que seja dos nossos dilemas, algumas vezes o desabafo é inevitável, mas...Enfim...Decidi não deixar os dramas se tornarem prioridade. Logo, cá estou.
Well...

Ontem foi um dia difícil para meu cérebro que, de uma hora pra outra ficou povoado de músicas inúteis!
HAHAHAHA!
Não sei o que acontece, mas são raras as Músicas Nacionais que me cativam...Honestamente se pedir pra eu citar uma sequer, dessas mais atuais, não rola. Cantores então? Pfff...
É bem mais provável que eu conheça aquelas músicas antiiiiigas da época do walkman/ toca-fita. Eu adorava umas melodias que até hoje fico tentando entender "por quê meu Deus? por quê?", e várias dessas ainda fazem parte de minhas cantorias nos momentos de distração, algumas bem vergonha alheia mesmo, por exemplo Zezé Di Camargo, Raça Negra, Fábio Júnior (ainda gosto, pasmem!) Netinho de Paula com o Negritude Júnior, Netinho da Bahia que cantava umas tosqueiras (eu sabia quase tudo!), KLB, Dominó, e mais um infinidade de cantores já não tão lembrados, ou são lembrados e eu não sei, porque por mim não são. HAHAHAHA!
Lembro que fazia questão de aprender algumas músicas e cantava até enjoar, tipo uma  do Zeca Pagodinho:
"Aquilo que era mulher, se aprontava cedo, saía da cama na ponta do pé (não lembro mais) salada-de-fruta, suco de mamão no almoço era filé mignon, é mais deu mole ela dispensou vocêêêê...!"
Noooossa, foi a glória quando aprendi, e até hoje eu canto com vários "nanananana" no meio, mas canto.
Tinha uma da Marisa Monte:
"Há um vilarejo ali, onde areja um vento bom nananana, vem andar e voa, nananana lá o tempo espera, lá é primavera, portas e janelas ficam sempre abertas pra sorte entrar..."
Que é até bem bonitinha.
E (OMG!) eu era muito fã de rap, sabe aqueles que o cara grava na cadeia (ou não), justificando o fato de ser bandido e tals? Culpando a vida?
Pois bem. Eu adorava. E quando mais detalhes, melhor, tipo:
"Aqui estou mais um dia, sob o olhar sanguinário do vigia, você não sabe como é ser ladrão nananana, pruopó-pó-pó, ladrão não pode vacilar-cilar-cilar...!"
(Aaaaah, hoje eu ABOMINO as histórias desses raps, mas de vez em quando me pego "cantando"...
Meu pai queria morrer, quando me pegava ouvindo Espaço Rap! HAHAHAHA!) Relembrei de uma terrível que começa contando: " Um isqueiro, um cachimbo...!" OMG! Que terrível! HAHAHAAH!
Eu colocava meu walkman amarelo e azul na mão, o fone no ouvido e pirava!
Bons tempos, na verdade.
Apesar de tudo. Hehehe!
Minha mesada ia quase toda em pilhas...! Se sobrasse o troco do pirulito das Spice Girls!
Então, hoje o motorista do ônibus estava ouvindo a Rádio Nativa, que honestamente eu nem sabia que ainda existia (eu ouvia!), e a locutora começou a dizer: 'promoção do Cantor Fulano', eu: "hã, tem um cantor que se chama assim?", ou apresentava: "Mais um sucesso na Nativa, Cicrano com a música Tchárárá!"
Gente, perdoem minha falta de patriotismo (ou sei lá), mas quaaaaaaaanta falta de criatividade nessas musiquinhas, rimam "prata e lata" numa canção que está falando algo sobre desilusão amorosa...
Tirando a overdose de tchês, tchás, tchus e ououous! Que eu sempre critico.
Eu respeito seu gosto musical (nhé...mais ou menos! hahaha!), mas gostaria de saber, por que tenho a impressão que toda música brasileira que ouço é sertanejo ou pagode? Que coisa!
Acho que por isso rola este preconceito da minha parte, mesmo que sejam menos piores que #Latino e afins...Ainda não consigo gostar.
E a coisa é tão séria que acho que tooooooooooodo som internacional é melhor, mesmo sabendo que às vezes estou cantando: "I'm stupid, I'm stupid...(sou burra, sou burra)", prefiro. HAHAHA!
A sonoridade é melhor, não é? A gente pronuncia umas sílabas que fazem mais sentido e se encaixam, ritmo e letra.
Estive tão ligada ao meu MP3 repetitivo achando que estava perdendo por não dar uma chance a MPB, mas...sinto muito em afirmar, (na verdade não sinto muito coisa nenhuma): Prefiro ouvir trilhas sonoras tailandesas a ouvir este monte de coisa ruim e igual que passa pelas rádios brasileiras!
Porque por mais toscas que as músicas fossem, parece que tinham algo a mais, sabe?
Acho que os compositores investiam mais tempo e se preocupavam mais. As coisas ditas nas músicas eram pelo menos mais disfarçadas, e as crianças (tipo eu) ouviam, cantavam e os pais ficavam tranquilos, porque embora houvesse malícia (percebo, hoje!), a criança não sabia de nada! 
E até os ditos sertanejos, eram mais sentidos, com aquelas letras meio de suicidas, mas eram mais interessantes...
Tipo aquela do Zezé di Camargo e Luciano:
"Pare, até quando você vai mudar e (nanana) minha vida...
Pare, meus desejos e suas vontades, estão dividiiidos,
Solidão está matando a gente, sufocando a nossa paixão,
Então pare, liberta o meu coração!"
HAHAHAHAH!
Esta é a música vilã! Foi a trilha sonora de ontem!
É horrorosa, mas canta pra ver como é legal, este:
"PARE (pã!)..."

Enfim, é isso aí!
Um fim de semana MUSICAL pra você, de preferência sem música brasileira!
Hunf...!
Heheheh!

Beijos,
Thatá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)