quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Relato Sustentável. Digo, uns 0,00000000001% Sustentável

Está bem na moda "Ser Sustentável".
Realmente não sei se a preocupação é real.
O conceito de sustentabilidade é legal, certo?
Veja bem:


"Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. 


Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. 

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro."


Ou seja, as indústrias que aderem este lema comprometem-se a evitar desperdícios, a reflorestar áreas devastadas, a poluir menos o ambiente, enfim...Adotam medidas sustentáveis.

Confesso, que minha atitude mais sustentável em todos os tempos, desde que me entendo por gente sempre foi, não jogar papeis na rua, ou não utilizar as sacolinhas plásticas (tão polêmicas!). Nunca me instruíram tão bem ao ponto de fazer com que eu "ligasse". Não tenho costume de reciclar, e nunca me preocupei com o futuro do Planeta.
Tem gente que acha tosco o ato de se preocupar com coisas do gênero. E eu também achava.
Porém, embora eu seja muito desconfiada, e pense que há ideais capitalistas por trás de TUDO, a ideia de Sustentabilidade me conquistou. (ANTES TARDE DO QUE MAIS TARDE!)
E de tanto ver a palavra passeando por aí, em tudo quanto é veículo de comunicação, eu parei pra pensar.
E se eu tenho a pretensão de viver neste Planeta por mais alguns anos, ou de repente deixar o Planeta para que outros possam viver daqui há alguns outros anos, por que descuidar de coisas tão lindas e essenciais?
Por que não participar da manutenção?
Passei a acreditar que meu minúsculo gesto, pode alterar o desenrolar das coisas.
Alguém diria que me iludo. Então tá.
Mas honestamente, acredito no que digo!
Independente do CONCEITO em si!

Logo, considero muito mais legal  e digna qualquer empresa que mude sua forma de produção para evitar a liberação de determinado componente químico na atmosfera. Ou que adapte seus meios de produção de forma que os recursos naturais sejam preservados. (se eles apenas dizem...aí já não sei!)
Então, devido ao meu cuidado deficiente com o meio ambiente neste tempo de vida, decidi dar um certo crédito ao lema...E qualquer pessoa pode pensar que faço uma miséria, e que pensar no meio ambiente não é apenas isso, e eu concordo.
Mas quando adquiro produtos de origem "sustentável", sinto que estou fazendo minha parte no mundo! Porque a gente tem que começar de algum lugar, certo? Adianta eu ir abraçar uma árvore sem argumento? 
Não.
Então eu começo do começo, ok?
Um MÍSERO começo, mas um começo.
O mundo é lindo e devia mesmo ser preservado, e se fosse possível evoluir sem agredir o Ecossistema, seria perfeito, né?
Enfim...
Não abro mão do desenvolvimento e suas conquistas, tenho consciência que o desenvolvimento pode ser agressivo, então por que não aderir ao lema que se preocupa?

Por que não?
Grata, pela compreensão...!
(hehe!)
Beijos,
Thatá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)