quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Relato sobre o Poder da Crítica. Das mães.

Eu tava aqui no sofá, achando tudo muito chato.
Pensei que já era hora de ter ideias brilhantes.
Esperei.
Nada aconteceu.
Daí então, como parte de um momento desesperado decidi que deveria me ocupar.
O que fazer?
Vou limpar a casa, oras.
Digo, um cômodo.
Um cômodo não. Um cômodo e meio.
Assumi uma postura de dona-de-casa.
Mas não aquela dona-de-casa impecável do comercial do "Veja", porque aquilo é no mínimo impossível.
Dona-de-casa que se preze usa camisetas promocionais, arruma o cabelo desajeitadamente e emprega toda sua força na tarefa.
De tudo isso, eu aderi a camiseta promocional, porque as coisas não mudam assim, né? Convenhamos.
Juntei toda a parafernália necessária e iniciei.
Minha mãe solta um: "Yay, que legal." meio desanimado.
Porque minha decisão em limpar seja lá o que for, significa que alguma música será ouvida/cantada no último volume. Mas até aí...
Entre as batidas e solos de guitarra de uma música qualquer, acredito que estou fazendo tudo com excelência e praticidade.
Afinal de contas minhas ideias são fenomenais.
Até a mamãe aparecer.
Eu questiono o poder que mães exercem...
O poder da crítica!
Ninguém nunca será igual a elas.
Quando a velhinha enfia a cabeça pela porta e começa a observar o modo com que faço as coisas, toda auto-confiança se vai.
As ideias não são mais tão fenomenais quanto pareciam.
Ela pergunta:
"Você está usando este produto pra quê?"
"Vai passar este pano aonde?"
"Precisa usar tudo isso de desinfetante?"
Só imagine esta cena, com pessoas um pouquinho mais enegrecidas! Hahaha!
E eu quero muito fazer com que meus métodos pareçam melhores, mas a falta de experiência me bota de volta no devido lugar!
E minha pose de dona-de-casa é levada ao chão, brutalmente.
Principalmente quando ela olha para meu conceito de decoração de ambiente e pergunta: "Quem colocou isso aqui?"
Tsc...Tsc.
Quero muito gritar!

E mães são poderosas assim...
Elas fazem nossas roupas parecerem inapropriadas para as ocasiões.
Criticam nosso batom.
Perguntam: "O que aconteceu com teu cabelo, menina?" bem na hora em que estamos saindo.
A minha por exemplo, critica a forma como eu abraço, algo sobre o fato de usar a força de um leão...(hã?)
E aí, tem o jeito com que eu posiciono a toalha de banho no "negocinho- de- pendurar", e o jeito que eu corto pão às vezes aparece em pauta, ou o modo de enxaguar os copos, ou de cortar a manga!
Enfim...
Agora, outro fator que me faz questionar o poder de crítica de mamãe é, o fato de reparar que a maioria de seus comentários fazem sentido, mas quando ela se acha na obrigação de me arrumar namorados, todo este PODER em acertar na mosca, se esvai!
Nunca alguém em toda minha vida, sugeriu candidatos mais dispensáveis que minha mãe.
É uma coisa sem controle, que chega a abalar as estruturas de minha auto-estima!
Ou é muito baixo, ou é muito estranho, ou não sabe falar, ou não sabe ler, ou não existe!
Haha!

Percebo então, que deve haver um equilíbrio por aí.
Há dias em que as críticas e sugestões de mamãe não fazem sentido.
Há esperança para minha tão instável auto-confiança.

Mas, enquanto elas continuam criticando o modo com que realizamos tarefas domésticas, a gente só aproveita e usa como desculpa:
"Como a senhora espera que eu faça serviços domésticos? Nunca recebi apoio! Não sei fazer, a senhora mesmo quem falou."
Ou simplesmente sugira fazer do teu jeito.
Raramente elas concordarão.
HAHAHAHA, prontinho.
Tarefa evitada.

De nada.

Beijos,
Thatá.







4 comentários:

  1. rsrsrs! fico só imaginando a cena!
    pelo menos nisso tenho sorte... desde criança acompanho minha mãe nas tarefas então sei fazer as coisas bem parecido com o jeito dela... o que me poupa de críticas! Bem, na verdade hoje em dia dei uma pausa nessas tarefas...

    ResponderExcluir
  2. Hahhaha! Minha mãe sempre tentou me ensinar do jeito dela, porém...Falhou! Hehehe!

    ResponderExcluir
  3. O problema é qdo minha mãe muda de método e eu continuo com o antigo...
    Ela: Não é assim, é assado!
    Eu: Mas a sra sempre fez assado!
    Ela: Mas agora não faço mais!
    rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA! Aí complica o esquema!
      Eu nunca me adapto aos métodos da minha mãe, então...

      Excluir

Você pode comentar, se quiser =)