quarta-feira, 17 de julho de 2013

Relato sobre As Teorias do Envelhecimento

Oi minha gente! Tudo bem convosco? Então tá.
Hoje eu resolvi falar sobre o envelhecimento. Porque ando meio abismada...E também porque achei interessante!
Há uns dias atrás, decidi fazer uns cursos online, já que a faculdade acabou e minhas noites são livres...
Dentre todas as atividades que um profissional farmacêutico pode exercer (vou falar disso em outro post), escolhi um curso de Educação Continuada em Cosmetologia...
Que honestamente vai muito mais além do que gostar muito de uns creminhos. Envolve isso também, obviamente, mas não apenas isso, entendeu?
Por exemplo, neste curso são abordadas as características do cabelo, as características das unhas, as formulações específicas para determinada situação, e as características da pele.
(não adianta pensar que na faculdade a gente aprende tudo, porque isto não ocorre. )
Então, nessa onda de aprendizados e revelações, descubro que a Ciência apresenta teorias também sobre o envelhecimento.
Sério. São chamadas "Teorias do Envelhecimento" (hahaha, dã!), então são elas:

  • Teoria do Desgaste: defende que o acúmulo de falhas em espaços vitais, faz com que algumas células morram, logo, se essas células morrem, os tecidos que "abrigam" essas células também "vão para o saco", e consequentemente até o órgão envolto por determinado tecido.
  • Teoria do Erro Catastrófico (que nome!!!): defende que o excesso de erros na síntese proteica (amigo Wikipedia pra você) causa danos no funcionamento das células, aí então...Baubau...!
  • Teoria dos Radicais Livres: é a mais obviamente repetida, propõe que o envelhecer é causado pela proteção meio falha dos tecidos...(proteção contra raios UVAB, por exemplo).
  • Teoria do Relógio Biológico: uma das primeiras a surgir, diz que nosso organismo vem com um reloginho acoplado, que sentencia a hora de envelhecer, e a quantidade que se deve envelhecer dependendo da fase da vida.

Ok, essas teorias possuem bases científicas, certo? Cientistas adoram teorias (comentário raso!), e vamos dizer que eu também.
Mas, já pensou em quão maravilhoso seria se estas teorias resumissem tudo? Já pensou se o universo não fosse tão imprevisível e tão mutante? Nada envelheceria, jamais.
Gradualmente

Não tenho problemas com a ideia de envelhecer, muito pelo contrário. Penso com carinho nesta hipótese, e me imagino sendo enrugada na medida, e com a vida cheia de louros pra compartilhar com os mais jovens...! Penso em como mostrarei as coisas que possuí, e como tudo parecerá tão arcaico.
Mas eu quero envelhecer de mansinho...Do jeitinho da Teoria do Relógio Biológico.
Quero envelhecer pra ter o prazer de possuir todas essas e mais algumas peculiaridades e ser perdoada porque "é mania de gente idosa" (sonho, hahahaha!)
Na verdade, quando dizemos "envelhecer", pensamos logo na aparência, na situação da pele, na cor dos cabelos...Mas envolve também disposição física, desejo de viver, poder realizar ou não...Privação de algumas coisas...
Não adianta tentar mudar os fatos, a gente ajeita aqui e ali, passa uma tintura, usa protetor solar, um creme anti-rugas, come saudavelmente pra viver melhor (tô chegando lá.), pratica esportes pra não morrer muito antes de poder usufruir do assento preferencial no ônibus...
A gente tenta, e inventa, e acrescenta, mesmo sabendo que a fisiologia não falha. Quando tiver que dar, deu, esteja "novinho" ou com o coração "igual a de uma criança". É assim e pronto.
Penso que a melhor maneira de envelhecer da pior maneira possível (entendeu?), é se entregar às tristezas da vida...E as vezes mesmo que alguém tente lutar, sucumbe.
O sofrimento altera tudo aquilo que você planejou. E leva embora uns 10 anos da gente, seja na aparência ou na saúde.
A seriedade absurda e a incapacidade de rir dos problemas, também fazem um estrago danado no ser humano, e quando ele pensa que ainda tem 20 seu "ser" já está ali, mais ou menos na faixa dos 40!

Então, como não me sinto apta a doar por aí conselhos muito mais profundos do que estes, digo:
Se você puder evitar se comprometer com problemas maiores que você, com situações que você "pega com as próprias mãos" e no final resultam em chororô, se você puder evitar gente que te oprime, trabalho que te suga e não reconhece, ou até mesmo o abuso de alguma pessoa folgada...
Evite!
Se você puder evitar, ficar sério em todo tempo...Se você puder evitar fechar a mente pra não entender a piada...Se você puder evitar fingir que não entendeu que era "brincadeirinha"...E se você puder evitar se chatear por qualquer chute na canela que a vida te dá...

Não garanto que você vai ser feliz além da conta, além da vida...!
Mas já pensou em envelhecer bem? Já pensou em chegar aos 70 com bastante disposição e saúde...?
E já pensou sorrir ao 30 anos sem aparentar 55? (isto não é menos importante!!!)
Eu sugiro...E acho digno.
E mesmo que meus hábitos não sejam tão saudáveis quanto o recomendável, eu envelhecerei lindamente, com tudo em ordem...Porque pra tirar aquela risadinha "estúpida" da minha cara, meu rapaz...Precisa ser corajoso ao extremo, e enquanto eu puder evitar que alguém o apague...Eu evitarei.

E tenho dito.
*não tenho certeza se este era o rumo que o post deveria tomar, mas...!

Beijos,
Thatá.

fonte: www.portaleducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)