terça-feira, 6 de agosto de 2013

Relato sobre Burocracia e Sapatos confortáveis

Oi minha gente!
Como estamos?
Pois bem.
Olha, eu costumo reclamar da burocracia existente no Brasil...Mas nos últimos sete dias estou de parabéns na quantidade de conhecimento que adquiri neste sentido, na prática, sem querer.
Tudo começa depois que você sai de algum emprego.
Isso.
Aí você entrega a carteira para o ex-chefe, que precisa mandar pra não sei quem, pra carimbar um zilhão de folhas, pra preencher um papel, pra você assinar todos eles. Muito bem.
Neste ínterim você deve ir ao médico que deve te dar mais uns papeis, carimbados, assinados e preenchidos. (aqui você precisou pegar uma senha)
Depois que você recebe este calhamaço de papeis, sua obrigação é encaminhá-los a Caixa, (aí você pega mais uma senha), aí a mocinha carimba de novo as duzentas folhas, pede teus documentos e te manda ir para outro lugar que envolve mais uma retirada de senhas e mais carimbos naqueles papeis, que você pensou que nunca mais veria.

Aí em outra história, você precisa conseguir um registro, pagar uma certa quantia por ele, levar quinhentos e sessenta e sete documentos (oh!), andar no sol escaldante, entre pedregulhos e intempéries...Então, lá no momento em que as coisas parecem que estão fluindo, a moça constata fatidicamente que em um daqueles documentos, falta uma assinatura e um carimbo...!
Aí você se enfurece porque o bendito esteve em tuas mãos por um mês, e tu nem se tocou...
Logo, você desiste de tudo, volta ao lugar pra buscar a assinatura. Não dá tempo de fazer mais nada neste dia. Aí você volta pra casa, com aquela sensação de dever não-cumprido.
Mas nem tudo está perdido...Amanhã você resolve.
Programa o celular na manhã seguinte. Ele desperta. Você o ignora. De repente você acorda esbaforida, porque está em cima da hora e o estabelecimento que receberia os papeis fechará daqui há alguns 200 minutos.
Então você não escolhe direito a roupa, toma um banho veloz, coloca qualquer sapato, corre, corre e...Fica no ponto de ônibus por exatos quarenta minutos, enquanto vê tua vida passando...
São mais vinte minutos esperando o outro ônibus, mais quarenta até completar o trajeto e mais não sei quanto tempo de caminhada. Concluída a caminhada, encontra-se o destino...A moça te atende com má vontade, olha pra tu pra teus papeis e diz: "Acho que não vai dar tempo, você vai ter que voltar na segunda-feira"...
Raios, relâmpagos, trovões, fumaça, começam a se formar no topo de tua cabeça...Você respira fundo e pede pra ela tentar.
Ela tenta. Sobra o boleto pra você pagar: "Thaíse (ou seja lá quem for), você tem 20 minutos para pagar na lotérica- se não estiver cheia- tirar xerox destes papeis e voltar." Ok, I can do it!
A lotérica está vazia, embora você gaste oito minutos daqueles vinte...Começa a procurar o lugar pra fazer a cópia, anda um pouquinho e encontra...Aí a moça da copiadora, provavelmente se sente só, e enxerga em você uma pessoa acolhedora e agradável e decide contar a história do moço que arrumava seus instrumentos (!!!), enquanto você tenta ser educada e vai se esquivando, dizendo "obrigada, obrigada, obrigada" taxativamente.
A senhora da copiadora te dispensa, você olha no relógio e se dá conta que tem exatamente 6 minutos para finalizar o prazo, então corre...corre mais...corre mais um pouco, então você pega o elevador, respirando com dificuldade, bate na portinha da sala da moça, entra, entrega tudo e...
Puts, nem acredito.
Fim! (fogos de artifício aqui!!!)
UUUHHHUUUUL!!!

De repente você LEITOR, olhe para este texto e ache tudo normal...
Então acrescente a estes momentos de correria e suadouro, uma bolsa pesada da alça irregular, uma blusa que cai nos ombros (e não deveria fazer isso, tecnicamente), vontade de ir ao banheiro, e sapatos cruelmente desconfortáveis, atrapalhando teu desempenho, saindo do teu pé vez ou outra, a bolsa abrindo, a calça caindo!
Sério rapaz...
Torna tudo MUITO mais difícil.

Então, eu me revolto vez ou outra com a burocracia, embora imagine que deva ser bem legal pra pessoa que te passa as coordenadas...
Burocracia de acordo com o dicionário é: administração com excesso de formalidades.
Burocracia é a papelada que precisa da assinatura do fulano e do carimbo do beltrano. É chato, desagradável e ninguém gosta.
E sabe quando dizem que, quando você está mais arrumadinho é tratado melhor?
Pois é verdade, mesmo.
Mas siga o meu conselho e opte pelo conforto.
Porque o vai e volta em si já é praticamente insuportável...E se você estiver com aquele sapato que ataca teu mindinho...É capaz que você cometa alguma tragédia por aí...(eu estava quase!!!)
E ninguém quer isso, né?

Então, pronto!
Conselho amigo, de graça.
E não adianta fugir, aqui é Brasil, burocracia é seu sobrenome. E fica pior meus amigos, burocracia move o sistema...move o mundo.
Ou trava tudo, dependendo do envolvido!
Hahahaha!

Beijos.
Thatá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)