terça-feira, 10 de setembro de 2013

Relato Sobre os 5 Sentidos e Nossas Memórias

Minha mãe estava ali no sofá. Aí, como eu já estava pensando nisso, decidi perguntar, qual sensação fazia com que ela se lembrasse de algo realmente bom?
Um cheiro? Uma música? Algo assim...
Me surpreendi com a resposta:
"Quando os dias estão bem ensolarados e me sento aqui neste sofá próximo a janela, conforme o sol bate em minhas costas, recordo dos dias em que a vó vinha visitar- bem cansada de ter caminhado um pouquinho no calor para chegar aqui em casa- e jogava a bolsinha dela pra um lado, e se esparramava neste sofá! Eu ficava deitada no outro, com as pernas penduradas por cima do encosto, e conversávamos a tarde inteira, ríamos tanto...Eu sempre me lembro."
Não pude deixar de notar a saudade que estava claramente ali, mas também notei a alegria da lembrança de um momento feliz.
E é engraçado,ou no mínimo fenomenal, a forma com que nosso cérebro funciona, e todos os nossos cinco sentidos são completamente interligados a ele (como você já deve saber).
Então temos: TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO e PALADAR, que além de contribuírem efetivamente com a nossa sobrevivência, têm este incrível poder de ATIVAR nossa memória.
Nós, seres humanos somos tão milimetricamente bem elaborados, que todos os dias que me disponho a pensar por cinco minutos que seja, fico fascinada.
Pois bem...
Nossa vida é assim. Cheia de odores. Cheia de cores.Cheia de sons. Cheia de sabores.
Perfumes diversos...Paisagens diversas...Ruídos diversos...
Não importa de onde venham,  todas essas sensações sejam boas ou ruins, deixam alguma espécie de marca em nosso subconsciente, que nos faz desejar revivê-las ou não.
Por exemplo, meus cabelos são bem crespos- hoje em dia considero-os penteáveis- mas já passei por umas fases sombrias na infância. Era mais ou menos assim: passávamos 2 ou 3 dias com o mesmo penteado, só dando aquela enganada por cima, até o dia em que lavávamos novamente, este era o dia de desembaraçar.
Puuuuuxa, como eu sofria, não é exagero, e eu era criança, logo...Então, quando entrávamos no chuveiro e usávamos aquele Shampoo Palmolive Anticaspa Clássico, podia se preparar emocionalmente, porque os próximos minutos após o banho, mesmo com o auxílio do Yamasterol, seriam dolorosos.
Então, vou confessar, quando meu pai compra este shampoo, e sinto o cheiro no banheiro, até hoje tenho esta sensação terrível que é dia de desembaraçar os cabelos, mesmo o cheiro do bendito sendo sensacional e mesmo sabendo que tudo mudou! Hahahaha!
Também, TODAS AS VEZES que ouço qualquer música de AXÉ, tipo aquelas Harmonia do Samba, me lembro da escola, do ensino fundamental ao médio, AXÉ era o ritmo quente do momento, e basicamente todas as meninas sabiam as músicas ou curtiam muito o Xandy, que na época era o esteriótipo da "belezura", até pra mim, confesso. Nunca gostei do ritmo ou das letras das músicas, que sempre envolviam "requebrar até o chão", ou algo muito além do poder de sedução de crianças de 10 anos...Mas me recordo das festas do tipo "Agita Galera" que eu só aparecia pra olhar tudo, criticar, e ficar sentada com meu copo de refrigerante com as amigas "não-dançarinas"...No entanto é inevitável, é só ouvir o tal do AXÉ, que logo me vejo nos corredores da escola, sendo feliz porque era NERD e me deprimindo porque as meninas tinham uma mente muito mais avançada do que eu no assunto "romance".
Lembro-me de dias felizes, em que eu e minhas irmãs "reinávamos absolutas" nos corredores da COOP (supermercado), todas as vezes que como/sinto o sabor de rocambole (faz tempo...)...Meu pai nos convidava pra participarmos do dia da despesa pra casa, e a gente ia. Pegávamos um carrinho, e lotávamos de miojo...Sério! Lembro de uma vez em que colocamos 30 miojos em um carrinho só, e meu pai só faltou morrer do coração, também me lembro que os dias de despesa, eram aqueles em que teríamos danones, rosbife, biscoito recheado e as latinhas de refrigerante pra levarmos pra escola...Então ao final, empacotávamos todas as compras, jogávamos no porta-malas e seguíamos pra casa, felizes...Porém no meio do caminho, decidíamos que estávamos famintas e não podíamos mais esperar, então a gente se juntava, e enquanto meu pai dirigia, revirávamos tooooooodas as sacolas, até encontrarmos os rocamboles (que já vinham com a faquinha), e devorávamos tudo, antes de chegar em casa e fazer a oração de agradecimento! Hahahahha, que delícia!
E assim segue, todas as vezes que vejo uma tarde de domingo nublada, me lembro que estes eram os dias que decidíamos que TÍNHAMOS que andar de bicicleta...Hahahhaha. Todas as vezes que minhas mãos se sujam de terra, aquela textura, me leva de volta à 2006 quando comecei a trabalhar em uma floricultura, e revirava a terra pra dar uma afofada pras raízes das plantas "respirarem", lembro da euforia do primeiro salário, lembro das plantinhas que "matei" sem querer...Se piso em terrenos muito arenosos e úmidos, me lembro quando o Sr. Uilson AKA Velhinho levou eu e minhas irmãs à praia, num dia extremamente frio, só pra gente observar o mar de longe...E eu ainda recordo. Meu tato faz com que eu recorde!
Working hard!


E tudo isso é fascinante, pelo menos eu acho.
Posso imaginar a dificuldade que alguém pode ter, quando um destes cinco sentidos é prejudicado...E certas sensações não podem ser mais "sentidas".
A vantagem de tudo isso é que, fomos tão bem criados, que estes sentidos se adaptam, se completam ou se compensam...
Por exemplo, cheiros lembram sabores, ruídos lembram visões, o tato também lembra visões e nos faz ter consciência que algo está frio demais, quente demais, e talvez não seja aconselhável se aproximar e coisa e tal...Assim sucessivamente!
Algumas coisas preferiríamos não lembrar, alguns dias...Algumas pessoas... Mas não é desta forma que a vida funciona...
Na verdade o que importa é a sensação de podermos nos recordar de várias situações, sem necessariamente mantermos um diário detalhado, já que o cérebro se encarrega disto.
No meio de tanta boa lembrança, sempre há espaço pra algum momento desagradável, por mais que queiramos evitar...
Então, eu fico grata. Porque todos os meus sentidos são aguçados suficiente para ativar algum porão empoeirado da mente...Já pensou quanta gente gostaria de ver pra lembrar e não pode? Ou apalpar e não pode? Ou sentir o sabor e não pode? Ou ouvir aquela música tão marcante, e não pode?
Pois bem!
Não me importo de sentir alguns aromas que trazem de volta a memória, momentos ou pessoas desagradáveis...Também não me importo de ouvir músicas e lembrar de tempos tristes...
Quero apenas que meus neurônios façam sua parte, e deixem que eu decida o que fazer com tudo o que está arquivado na massa cinzenta, que hora ou outra vem à tona...!
Simples, assim!
E se de repente eu puder fazer com que alguém se lembre de mim, que seja pelo doce som de alguma voz, ou pelo perfume cítrico agradável e marcante, ou até pela visão de alguém exemplar...
Pronto!
Que tudo funcione engenhosamente como tem que funcionar, e que as melhores lembranças se sobreponham as que não são tão legais assim!

Beijos na bochecha.
Thatá

Trilha sonora, sem muita relação, só pra você lembrar do POST toda vez que ouvir! Hehehe!

7 comentários:

Você pode comentar, se quiser =)