segunda-feira, 14 de abril de 2014

Relato sobre Maquiagem (tipo relação de amor e ódio)

É engraçado observar como a gente tem facilidade em se agarrar a algumas manias (parece redundante, eu sei)...
A gente se apega a pessoas, ok. A gente se apega a animais, ok. E a gente se apega a coisas.
Se apega, vicia, e de repente conclui que não se pode viver sem.
Pessoas são legais. Animais também.
Mas quero falar de coisas.
Algumas dessas coisas são tão úteis que o tempo se encarrega de torná-las hábito, outras não são tão úteis e/ou indispensáveis, mas nós mesmos nos encarregamos de torná-las obrigação.
 
Tipo maquiagem.
Sim, este é o rumo que seguirei.
 
Passei a me observar:
Tudo começou em uma tarde ensolarada...
Estava em casa, muito confortavelmente instalada, quando decidi ir à farmácia.
Troquei de roupa, penteei os cabelos, coloquei uma sapatilha, escovei os dentes. Então automaticamente fui até o quarto, peguei minha maletinha básica e comecei a separar: um conjunto de sombras, corretivo, blush, delineador e...OPA!
"Como assim?"- pensei comigo mesma- "Só vou até a farmácia."
Larguei tudo, passei protetor solar, batom. E saí, fui feliz e voltei.
 
Mas me peguei pensando sobre a influência dessa superficialidade que a gente anda enfrentando.
Tô falando da mídia mesmo...das redes sociais...das relações interpessoais...
Tô falando de blogs e Youtube, que honestamente eu adoro, assisto um vídeo atrás do outro (me chame de fútil), observo o delineado de Fulana, o esfumado de Ciclana, o não-sei-que-lá do côncavo da curvatura da pálpebra móvel, as trocentas pinceladas de alguma cor meio invisível sobre os olhos...Eu gosto. Gosto dessa história de que maquiagem realça a beleza, e sou mulher, gosto de aprender.
Mas aí então, uma dessas "gurus" decreta que é impossível ser bela sem "a make", e que toda e qualquer dita imperfeição deve ser escondida, sim, escondida pra o cara da padaria não ver, isso seria inadmissível. (entenda essa ironia, senão não fará sentido)
Aí eu observo as mudanças radicais que algumas mulheres se submetem todo santo dia, em busca de alcançar algum padrão de perfeição macabro, estabelecido por elas mesmas.
 
Não basta apenas alisar o cabelo, precisa colocar peruca. Não basta apenas usar batom, tem que aumentar ou mudar o formato dos lábios.
Não basta apenas disfarçar uma olheira, precisa construir camadas inúmeras de algo artificial que não revele tua verdadeira cara.
Marcas de espinhas não são toleráveis, é importante aprender a afinar o nariz, é importante sombrear aquele pedacinho do queixo pra dar um efeito de sei-lá-o-quê, é importante disfarçar a oleosidade natural e encher a cara de iluminador pra dar "aquele viço".
E não importa quão linda você seja. Não se deve sair por aí sem maquiagem, oras bolas...
Mude basicamente tudo o que conseguir, o contorno do rosto, a papada...Quanto mais você esconder melhor.
Isso é regra básica pra todo dia. Não apenas no casamento do teu amigo, e não apenas naquele date importante. 
 
Eu fico indignada.
Primeiro comigo, porque algumas dessas ideias já fizeram ninho em minha mente, e tive que lutar bravamente pra mandá-las para o caramba.
Depois, fico indignada com o mundo.
Mano!
Por que em milhões de anos, você faria questão de modificar tanto quem você é por míseros momentos de elogios que não te pertencem?
 
Aí alguém me diria: "Filha, se você tivesse ido maquiada para a farmácia naquele dia, teria voltado casada."
E eu diria: "Voltaria casada com ele, mas ele não voltaria casado comigo, porque quando ele descobrir que aquela pele sem manchas não é minha, que aqueles lábios carnudos não são meus, e que minhas olheiras são muito mais profundas que um oceano, ele desistiria...E aí? Deu no mesmo que nada."
 
Sou a favor da maquiagem, quem me conhece sabe que adoro.
Sou a favor da melhoria que ela proporciona, do realce. Não sou a favor da transformação absoluta da minha cara por tempo determinado.
Prefiro exibir minhas marcas de espinhas diariamente e só realçar o contorno de meus olhos, prefiro usar batons legais e sombras neutras e não tão notórias e ter a oportunidade de me produzir em algum super evento, mas continuar sendo eu...Bela (ou não) do meu jeito. Com todas as imperfeições que são tão minhas e só eu tenho direito de reclamar e trazer a tona.
 
 
E eu queria acreditar neste mundo perfeito em minha mente, em que as pessoas são felizes sem meio litro de base ofuscando suas características reais.
E eu ainda torço por um mundo onde as pessoas se cuidem e se preocupem com suas aparências...Mas que tudo seja muito sadio, sem neuroses, sem paranoias...
Eu torço pra que este mundo de cosméticos e maquiagens cresça, evolua, e que deixe tudo aí, muito inovador pra gente usar sem se sentir na obrigação de sermos capas da revista da moda, mas sim pra nos sentirmos mais felizes com aquilo que temos, seja um narizinho gordo, ou uma sobrancelha falhada!
Você não fica horrorosa sem a maquiagem meu bem, esta é você. E mesmo que esteja sob múltiplas camadas da melhor marca de maquiagens do mundo, continuará sendo você. Então, basicamente você se achará horrorosa por toda a vida...
Haja terapia coleguinha...Haja terapia.
(porque ninguém tem "a cara" perfeita mesmo. E todo mundo sabe disso.)
 
Sério, cara...
Sério mesmo.
 
Beijos,
Thatá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)